Publicidade com jeito “Meninão”

Publicidade com jeito “Meninão”

Não me recordo bem o dia, mas sei que logo que acordei percebi que a tela do meu celular continha várias notificações do Instagram. Os autores dos disparos eram aqueles amigos que sempre lembram de mim quando encontram algo engraçado nas redes sociais. Curiosamente, todos os envios eram relacionados à nova sensação da publicidade nacional: o Supermercado O Meninão – @omeninaosupermercado01.

Subvertendo alguns cânones da publicidade no que se refere o cuidado com o tratamento estético, bem como trazendo à tona velhos jargões como “o chefe endoidou”, os vídeos de O Meninão tornaram minha manhã mais divertida.

Em linhas gerais, para quem ainda não assistiu: são vídeos protagonizados pelos colaboradores que trabalham no referido supermercado paraibano, no qual, em diálogo com o nonsense, debocham das fórmulas batidas da publicidade. Sem dúvida, o momento mais marcante é aquele em que se parodia a publicidade de cosméticos, cujas modelos, sensualmente, passam creme no corpo. Detalhe: um iogurte de morango é quem faz o papel do hidratante. A propósito, que outro lugar no mundo vende-se iogurte de morango por R$ 1,89?

Quais os motivos para O Meninão ter causado tanto buzz? Vale uma breve contextualização. Em 2008, Francisco Gracioso já nos apontava, por meio das novas arenas de comunicação, a necessidade da publicidade se unir ao entretenimento como forma de gerar relevância em um cenário cada vez maior de dispersão da atenção.

De maneira similar, Lucia Santella, em Redação Publicitária Digital, de 2017, nomeou de “infotenimento” a tendência da publicidade em elaborar conteúdos que unam a informação e o entretenimento a fim de seduzir seus públicos de interesse.

Com o Marketing 3.0 e 4.0, Philip Kotler nos alertou sobre a urgência de se produzir conteúdos que dialogassem e tivessem sua centralidade no ser humano, levando em consideração a sua singularidade.

E o que O Meninão tem a ver com isso? Para mim, tudo! Não possuo informações sobre o processo de criação dos vídeos, mas suponho terem sido elaborados pela própria equipe do supermercado. O suposto proprietário até aparece como figurante em um dos vídeos, mas as estrelas para valer são os “caras” do dia a dia.

De maneira similar, Lucia Santella, em Redação Publicitária Digital, de 2017, nomeou de “infotenimento” a tendência da publicidade em elaborar conteúdos que unam a informação e o entretenimento a fim de seduzir seus públicos de interesse.

Com o Marketing 3.0 e 4.0, Philip Kotler nos alertou sobre a urgência de se produzir conteúdos que dialogassem e tivessem sua centralidade no ser humano, levando em consideração a sua singularidade.

E o que O Meninão tem a ver com isso? Para mim, tudo! Não possuo informações sobre o processo de criação dos vídeos, mas suponho terem sido elaborados pela própria equipe do supermercado. O suposto proprietário até aparece como figurante em um dos vídeos, mas as estrelas para valer são os “caras” do dia a dia.

É fácil perceber que essas peças buscam inspiração nas dancinhas, nas músicas, na espontaneidade e nos efeitos visuais que inundam o Tik Tok. Mais do que se preocupar com um casting que apresente modelos super produzidos e que simbolizem o estereótipo de família brasileira (zzzzzzzz, preguiça…), O Meninão é pura diversão composta por sujeitos anônimos, verdadeiros e que calçam chinelos de dedo.

Produções publicitárias na linha do humor tosco não são novidade. Nesse rol temos Mearim Motos, Stars Chics, Farmácia do Caroá, Panificadora Alfa e Selaria Texana, entre outras, que já foram grandes hits, no entanto, não conseguiram se renovar e hoje são lembradas pela diversão que provocaram no passado. O desafio para se manter como trending topics é grande para o supermercado em destaque nesse texto. Quando comecei a acompanhá-los no Instagram o perfil possuía cerca de 3 mil seguidores. No momento da escrita desse material, já passa de 12 mil. Penso que, se conseguirem manter a irreverência, o espírito criativo e a vontade de se divertir como grupo, certamente, vão continuar nos apontando que um dos caminhos para a publicidade alcançar relevância está em escapar das fórmulas previsíveis e dos clichês para se investir em um jeito mais Meninão de nos entreter, surpreender e encantar.

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