Imagine-se: uma jornada pela criatividade com foco na Teoria das Aberturas

Imagine-se: uma jornada pela criatividade com foco na Teoria das Aberturas

Artigo publicado em janeiro de 2020 na revista científica Temática, em parceria com Amanda Castello Pereira e Gulherme Paulino Gonçalves.

Tomamos por objeto de estudo o curta-metragem “Imagine-se”, uma animação produzida pelo Mundo Bita, cujo público é direcionado para crianças de até cinco anos de idade. A finalidade central do material é associar o conteúdo do produto audiovisual aos conceitos relacionados à criatividade, principalmente, aos postulados da Teoria das Aberturas, tese desenvolvida por Predebon (2006). Observa-se no vídeo como o uso do potencial imaginativo pode ser viabilizado pelo exercício de flexibilização pessoal, encorajando expectadores a manterem seu pensamento livre de limitações e, assim, desenvolverem a sua capacidade criativa. Para nortear a análise, empregamos a pesquisa bibliográfica e o método de estudos de materiais audiovisuais proposto por Rose (2012), a fim de orientar a seleção e interpretação dos trechos do vídeo em questão.

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