Storytelling Criativo e Inteligente: bem além do era uma vez
Já parou para verificar quantos apps você consulta diariamente? Já conferiu quanto tempo passa acompanhando de maneira passiva o feed das redes sociais que não acrescentam nada? Com o intuito de me preparar para escrever este texto comecei a observar como as pessoas fazem dos seus smartphones uma extensão dos braços. Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que estão consultando os aparelhos a cada instante, com os olhos atentos às telas, porém desconectados ao que acontece no entorno.
Bom, este texto não tem como objetivo vilanizar o uso dos celulares, até porque muitas funções são interessantes, ao permitir ampliar as possibilidades de se acessar o conhecimento e de se expandir as redes de sociabilidade. Minha birra é constatar como a nossa atenção dispersa em multitelas fez com que o desafio de apresentar uma ideia se tornasse ainda maior.
Sem contar que a nossa paciência ao novo se tornou curtinha. Se um filme escolhido em uma das plataformas de streaming não agradar nos primeiros 2 minutos é fácil, basta interromper e tentar outro. E assim seguimos, pulando de tela em tela e concluindo poucas obras.
Nesse sentido, temos um antídoto chamado Storytelling, uma técnica de contação de histórias de forma estratégica, que prende atenção da audiência e gera engajamento dos públicos. Para ter êxito, o Storytelling precisa obedecer a um processo narrativo que concilie a “forma” com o “conteúdo”. Logo, nem toda história é Storytelling. Sabe aquele tio que em toda reunião de família quer contar aquela mesma história de sempre que dá um zzzzzzzzzzzzzzz…. definitivamente, isso não é Storytelling.
Para compreender como se tece um Storytelling é importante buscar uma compreensão maior sobre sua estrutura. Story diz respeito a qual história pretende contar. Qual o fato, causo, acontecimento você gostaria de narrar? E Telling à forma que esse relato será narrado. Qual a roupagem que pretendo dar à minha história? Ainda quanto à forma, é na etapa do Telling que decidirei se vou lançar mão de um manifesto, de um texto na primeira pessoa, de uma paródia, de uma música. É por meio dessa combinação entre o conteúdo e o formato que se engendra o Storytelling.
Atualmente, o Storytelling é uma prática necessária em campos como publicidade, design e jornalismo, além de ser uma ferramenta muito utilizada por líderes corporativos para motivar e conduzir equipes em direção a objetivos unificados. No entanto, sua prática vai além, podendo ser utilizada por professores no preparo de suas aulas, profissionais ao exibir seus projetos a investidores e estudantes que querem encantar a turma com apresentações que superem o uso burocrático do PowerPoint.
Vamos a exemplos. O primeiro que cito é a campanha publicitária da montadora Volkswagen que anunciou o encerramento da produção da Kombi no Brasil. A proposta foi humanizar o popular veículo por meio da voz de uma senhora que narra suas aventuras pelo mundo afora. Vale conferir.
Outros exemplos interessantes são as campanhas da Dove. A partir do mote “beleza real”, a Dove constrói seus materiais dando protagonismo à jornada única de cada mulher, de forma que elas não devem se sentir oprimidas por, supostamente, terem de se enquadrar a padrões, conforme vídeo a seguir.
Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre como a contação de histórias pode te ajudar a construir uma carreira profissional marcante, fica o convite para que conheça o curso on-line Storytelling Criativo & Inteligente e saiba como transformar estrategicamente a comunicação de marcas retendo a atenção e engajando os públicos.