A Televisão Tem Futuro? Uma Análise Semiótica da Última Vinheta da MTV Brasil

A Televisão Tem Futuro? Uma Análise Semiótica da Última Vinheta da MTV Brasil

Artigo escrito por Darly Gonçalves de Souza Júnior, com orientação de Victor Reis Mazzei. Esse material foi publicado nos anais do Intercom Jr. 2021.

Resumo

O ano de 2013 marcou o encerramento das atividades da MTV Brasil na televisão aberta, sob gestão da Abril Radiodifusão. Após 23 anos de transmissão do canal, que abordou música, comportamento, entre outros assuntos por meio de uma linguagem direta com seu público jovem, a marca foi devolvida para a Viacom, conglomerado americano dono do formato. Entretanto, antes do fim, o canal, conhecido por fazer do intervalo comercial uma atração, produziu a vinheta “A Televisão Tem Futuro?”, que questiona o destino da TV como meio de comunicação de massa, haja vista tantas inovações e concorrentes, como o streaming.

O objetivo deste artigo é analisar, sob o ponto de vista da semiótica peirceana, quais elementos serviram de base para criação e como foram representados, fazendo com que possamos entender melhor a mensagem transmitida na produção. Como conclusão, percebe-se a utilização de referências da história da comunicação no Brasil que dialogam com a própria história da MTV Brasil.

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